CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO
Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer
Autorização Parecer CEED/RS nº 644/2014 e nº 645/2014

Área profissional em grande expansão. Única profissão regulamentada no trade do Turismo (Lei nº 8.623/93, Decreto nº 946/93).

O que faz ? O Guia exerce as atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas em atrativos turísticos.

Pré-requisitos para ingresso: 18 anos (ou emancipado) e Ensino Médio completo.

: Básico, Guia de Turismo Regional e Guia de Turismo Excursão Nacional.

(clique nas páginas específicas de cada módulo)

Regime de matrícula:
por módulo ou por componente curricular (disciplina).

O itinerário profissional não é rígido, permitindo ao aluno optar pela sequência dos módulos.

O Módulo Básico (disciplinas no núcleo comum) pode ser cursado concomitantemente ao Módulo específico escolhido para início (Regional e/ou Excursão Nacional). Assim, no período letivo seguinte, o aluno cursará somente as disciplinas específicas do outro módulo.

Aceita-se Aproveitamento de Estudos anteriores.

Duração mínima do Curso: 1 ano letivo (2 semestres).

Credenciamento junto MINISTÉRIO DO TURISMO
(CADASTUR) após a conclusão do Curso, habilitando o aluno a ingressar no mercado de trabalho.

O Técnico em Guia de Turismo pode trabalhar como autônomo ou empregado junto a agências de viagens.